10 dicas rápidas sobre desfralde

10 dicas rápidas sobre desfralde

 

Seu bebê cresceu e chegou a tão temida hora do desfralde? Essa fase costuma causar uma certa ansiedade nas mamães. A Mariana Zanotto Alves, Coach de famílias e especialista em cuidados com recém nascido, nos passou dicas de que podem ajudar (E MUITO) durante esse período tão importante.

1. Preparando o terreno
Durante este dia façam atividades que abordem o uso do banheiro. Converse com a criança sobre o que irá acontecer nos próximos dias. Explique que a partir de alguns dias ela não vai mais precisar usar a fralda e que isso será muito legal.

2. Banheiro: é lá onde fazemos as necessidades
A partir deste dia é importante começar a limpar acidentes somente dentro do banheiro. Quando a fralda/calça estiver cheia de cocô faça a criança colocar o cocô dentro da privada e dar descarga. Esse processo ajuda a criança a relacionar o banheiro com o xixi e o cocô.

3. Um tempinho de reflexão
Incentive a criança a ficar sentada no pinico ou privada de roupa. Para que ela aprenda a se sentar por um período nesses locais. Tenha em mãos livros, brinquedos ou outras atividades para entreter a criança. Não force ela a ficar sentada. Tente tornar as brincadeiras interessantes. Caso não seja possível, seja insistente.

4. Água, a melhor amiga das crianças
Lembre-se de sempre fazer a criança lavar as mãos depois de sair do banheiro. Criar esse hábito desde cedo torna a tarefa automática quando ela crescer. Faça uma brincadeira com a água da torneira para tornar esse processo mais divertido.

5. Brincadeiras de banheiro
Não pergunte para a criança se ela quer ir ao banheiro, simplesmente vá até lá e a chame para brincar com você lá dentro. Assim você vai transformar a ida até lá mais natural.

6. Faça observações
Vale anotar no celular, no papel ou até mesmo no banheiro, mas procure deixar anotado o que funcionou ou algumas observações que podem ajudar no processo do xixi e cocô no vaso.

7. Hora do xixi
Assim que a criança acordar leve-a ao banheiro, fale para tirar a fralda ou calcinha sozinha puxando as fitinhas laterais e sente a criança na privada. É sempre uma boa ideia fazer as outras atividades matinais enquanto ela está sentada no vaso (como escovar os dentes, pentear o cabelo, etc…). Durante este horário a maioria das crianças usam o banheiro, este é o momento perfeito para dar um tom de sucesso para o resto do dia. Se após os primeiros 10 minutos a criança não usar o banheiro com sucesso siga em frente para a próxima atividade do dia.

8. Crie uma Rotina do banheiro
É fácil e ela deve incluir:
Entrar no banheiro;
Tirar a calça;
Ficar sentado por 10 minutos ou fazer necessidades;
Dar descarga;
Lavar as mãos.

9. Deixe-a livre
Sem o uso de roupas a criança começa a ver o que acontece quando ela precisa ir ao banheiro. Ela percebe que se não faz no vaso o xixi escorre pela perna, que molha o chão, que o cocô suja o chão. No caso de um acidente, faça ela te ajudar a limpar, mas sem pressão. Sem falar nada, entregue um pano para a criança ajudar a limpar. No caso do cocô, pegue com um papel ou saco plástico e leve a criança até o banheiro. Faça ela colocar o cocô na privada e dar descarga. Explique que alí é a casa do cocô e do xixi. Nessa hora vale até o famoso “dar tchau para o cocô”.

10. Seja sincero
Sempre que possível explique o que vai acontecer e o que você espera da criança. Não tente explicar enquanto as coisas já estão em andamento.

Para ajudar ainda mais para que esse processo seja o mais tranquilo e divertido possível, a Marina preparou um quadrinho para lembrar das rotinas de higiene no banheiro e comemorar quando dá certo! Baixe aqui a versão pronta para impressão.

Por aqui esse processo deve começar no verão. Mas já ando lendo bastante sobre o assunto e observando as reações do Theo para saber o melhor momento.
Boa sorte! Depois contem como foi por aí!