9 verdades e 1 mentira sobre gestação e pós-parto

9 verdades e 1 mentira sobre gestação e pós-parto

SeloDonna

Resolvemos entrar na brincadeira que andou fazendo sucesso no Facebook nos últimos tempos e listar nove verdades e uma mentira sobre a gestação e o pós-parto. Você consegue descobrir qual é? Conversamos com diversos profissionais que nos ajudaram a resolver essas questões.

1 – Enquanto a mulher estiver amamentando existe o risco de engravidar.
2 – Grávidas podem fazer tratamento odontológico
3 – É comum ter queda de cabelo no pós parto
4 – Grávidas não podem comer sushi
5 – Não se pode aplicar cremes no peito quando se dá de mamar
6 – Logo após o parto, já posso fazer drenagem linfática para desinchar
7 – Devo evitar tinturas e mechas durante o primeiro trimestre de gestação.
8 – Mulher grávida precisa comer por dois
9 – Amamentar emagrece
10 – Ingerir limão combate o enjoo

1 | Enquanto a mulher estiver amamentando existe o risco de engravidar.
VERDADE.
Segundo Rosane Baldissera, consultora em amamentação, o hormônio responsável por este mito de que não engravida e a prolactina. Na amamentação, tem a elevação deste hormônio, que por sua vez impede a produção de outros hormônios responsáveis pela ovulação. Porém, nem sempre a quantidade de mamadas do bebê e suficiente para que os níveis de prolactina de fato impeçam a ovulação. Então, o ideal e utilizar outro método contraceptivo como camisinha ou pílula de progesterona. Consulte seu ginecologista.

2 | Grávidas podem fazer tratamento odontológico
VERDADE.
Sim, podem e devem fazer pré-natal odontológico, indica Claudia Modena, cirurgiã dentista. Apenas não podem fazer tomadas radiográficas no primeiro trimestre. Um exemplo bem comum devido as mudanças hormonais são alterações nas gengivas, podendo gerar sangramentos. Hoje em dia, os obstetras mais antenados já incluem o pré-natal odontológico no check-list das gestantes.

3 | É comum ter queda de cabelo no pós-parto
VERDADE.
A mestre em fisiologia humana e proprietária do Amamãe, Marina Godinho, explica que, durante a gestação, há um aumento significativo dos hormônios e uma das consequências disto é o aumento de pelos e do crescimento dos cabelos. No pós-parto ocorre o inverso. Com a queda das taxas hormonais, é comum que estes cabelos novos que surgiram durante a gestação venham a cair. O normal na verdade é cair apenas a quantidade extra que cresceu. Caso ocorra queda em excesso ou falhas, deve-se procurar um médico para avaliar possível carência de nutrientes.

4 | Grávidas não devem comer sushi
VERDADE.
Isso porque é uma refeição consumida, quase sempre, crua, ou seja, sem elevação de temperatura a ponto que elimine parasitas proveniente de contaminação cruzada de outros alimentos ou pelas próprias mãos de quem fez o sushi, como explica a nutricionista Gabriela Kuhn Penter. Além disso alguns peixes como o atum, cação e tubarão podem conter alto percentual de mercúrio, mas isso se estende ao consumo não somente através do sushi, e sim em qualquer forma de consumo. Então se desejar comer sushi, procure comer em locais que possua rigor em boas práticas de fabricação, dê preferencia aos cozidos e evite os peixes citados.

5 | Não se pode aplicar cremes no peito quando se dá de mamar
VERDADE.
A consultora em amamentação Rosane Baldissera diz que o próprio leite materno e ótimo para hidratar os mamilos e evitar lesões. Lembre-se. Se estiver sentindo dor ao amamentar, provavelmente a pega do bebê não está correta, e isso pode gerar lesões mais sérias. Solicite ajuda já no primeiro desconforto. Nos mamilos e aréola evite passar pomadas ou cremes. Se você desejar evitar estrias, pode hidratar as mamas com cremes sem cheiro.

6 | Logo após o parto já posso fazer drenagem linfática para desichar
VERDADE.
Marina Godinho, mestre em fisiologia humana e proprietária do Amamãe, explica que, logo após o parto, cerca de duas semanas, já pode se iniciar a drenagem linfática para redução de edemas. Vai fazer bem para a recém mamãe, não apenas pela saúde e bem-estar, mas também por proporcionar um momento de relaxamento após o parto, que é muito bem-vindo! Lembre-se: se a mamãe está bem, o bebê será bem cuidado.

7 | Devo evitar tinturas e mechas durante o primeiro trimestre de gestação.
VERDADE.
O ginecologista e obstetra Carlos Isaia afirma que durante esse período da gestação o indicado é NÃO se fazer nenhum desses procedimentos estéticos. Não há comprovação de nenhum produto que tenha sido testado – e aprovado – para uso em gestantes, ou seja, não se sabe o que realmente pode fazer mal ao bebê.

8 | Mulher grávida precisa comer por dois
MENTIRA.
A nutricionista Caroline Ayres explica que, na gestação, o principal são os nutrientes consumidos. O aumento da demanda calórica gestacional ocorre apenas a partir do segundo trimestre. Uma nutricionista especializada pode fazer uma dieta balanceada em nutrientes e calorias especificas para cada fase da gravidez.

9 | Amamentar emagrece
VERDADE.
A consultora em amamentação Rosane Baldissera afirma que amamentar gasta em média , 500 calorias. Além de outros inúmeros benefícios para a mãe e para o bebê, este em especial é muito bem vindo! Porém, é também comum sentir bastante fome neste processo. Então, para que você possa sentir este benefício de maneira plena, o ideal é consultar uma nutricionista especializada para te indicar uma dieta equilibrada de nutrientes e calorias.

10 | Ingerir limão combate enjoo
VERDADE.
A saliva da grávida pede alimentos ácidos e temperos fortes, por isso o limão é uma boa opção, explica a nutricionista Adriana de Souza.