A importância da naninha

A importância da naninha

 

Você conhece a importância da Naninha para a criança??

Esta Naninha pode ser uma almofadinha, um bichinho, até um paninho, mas o mais importante é o que tal objeto representa para cada criança.

Também conhecida como “objeto de transição” é bem comum na primeira infância e muito importante para o desenvolvimento emocional dos pequenos.  Quando a criança descobre que a mãe nem sempre está presente para saciar suas necessidades, acaba buscando em um objeto para essa fase de transição o apoio de que precisa, especialmente na hora de dormir.

A Naninha passa a sensação de aconchego e segurança. Por isso é aconselhável que se lave pouco (a não ser que seja realmente necessário) para que permaneça ali o cheiro da mamãe e assim transmita essa segurança que as crianças buscam, diminuindo a ansiedade do bebê nos momentos de separação da mãe, além de marcar uma fase importante do desenvolvimento psíquico.

Através da interação com o meio e com o objeto de transição, o bebê passa a desenvolver criatividade, imaginação, cognição e afetividade.

Não há idade ideal para largar o objeto de transição. Em geral, o objeto é gradualmente substituído por outros interesses e, dos 3 aos 5 anos em média, a criança já tem condições de deixá-lo, mas lembre-se, os pais nunca devem dar, jogar fora ou esconder o objeto sem que a criança saiba e concorde com isso. É uma forma de agressão. Ao tomar essa atitude, ocorre uma quebra de confiança e a criança sofre e ninguém deseja isso, não é mesmo?

E o seu bebê, já tem uma naninha para chamar de sua??

Via Danizin