Alerta: O que é Zika Vírus?

Alerta: O que é Zika Vírus?

 

O que é a Zika Vírus?
A zika é uma doença causada por um vírus transmitido por mosquitos Aedes.
Acredita-se que a contaminação possa ocorrer ainda através de relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada.

A zika causa malformações no bebê?
O Ministério da Saúde afirma ter comprovado a ligação entre malformações no bebê, principalmente no cérebro, e a zika. Bebês têm apresentado microcefalia, ou seja, têm a cabeça menor que o padrão.
Não se sabe ainda em que fase da gravidez a zika é mais perigosa para o bebê, mas os três primeiros meses são sempre os mais críticos.

Fui diagnosticada com zika. Posso amamentar?
Os especialistas afirmam até o momento que as mães que apresentarem sintomas de zika não devem interromper a amamentação, porque, embora exista a possibilidade de encontrar o vírus zika no leite materno, isso não significa que o bebê será contaminado. “À luz dos conhecimentos científicos atuais é possível afirmar que existe uma diferença entre o vírus estar presente no leite e ter potencial infectivo, ou seja, o fato de o vírus estar presente no leite não signifca que infectará o bebê”, explica o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano da Fiocruz, João Aprigio.

Como posso me proteger da zika?
A principal forma de prevenção é o combate aos focos de mosquito, em especial nos períodos de calor e de chuvas.
Ele aconselha cautela máxima por parte das grávidas.
Alguns cuidados para ter em mente:
* Mesmo que você tenha parceiro fixo e toda a confiança na relação de vocês, use preservativos para evitar a contaminação por via sexual.
* Passe repelente contra insetos, inclusive na roupa, para aumentar a proteção. Reaplique a cada seis horas e opte por calças e blusas de manga longa.

De acordo com a obstetra Eleonora Fonseca, grávidas podem optar por repelente comum em creme ou spray, repelente especial para bebê e até repelente caseiro feito à base de álcool e cravo-da-índia. Outra alternativa são os inseticidas elétricos ou em spray, deixando a substância se dispersar por alguns minutos antes de ficar no mesmo ambiente.
(Fonte: BabyCenter – Beatriz Behar)