As novas fraldas de pano: vantagens e desvantagens de usar os modelos laváveis

As novas fraldas de pano: vantagens e desvantagens de usar os modelos laváveis

O assunto já rende muito pano pra manga: na última semana, veio à tona quando a modelo e designer de joias Mônica Benini, esposa do músico Júnior Lima, anunciou que usaria apenas fraldas de pano.

Grávida de 9 meses, Mônica escreveu em suas redes sociais: “Se você tiver a oportunidade de usar fraldas de pano, dá uma testadinha aí! Quem sabe você se adapta? É muito mais ecológico (e também econômico)”.

Longe do estilo usado pelas nossas avós e mães (aquelas de tecido de algodão presas por alfinetes), as fraldas de pano hoje são mais modernas, facilitando o uso das mamães.

Como funciona

A fralda é composta por uma capa e um ou dois absorventes – comprados separadamente. O mais utilizado é o estilo pocket, no mesmo formato das fraldas descartáveis e que tem um bolso que permite colocar os absorventes. Cada fralda acompanha um absorvente. Você pode optar por colocar mais absorventes de acordo com a absorção ou o fluxo de xixi da criança. Para o fechamento, em vez de fita adesiva, há opções com botões ou com velcro.

Motivos para usar as fraldas de pano

– São mais econômicas
– São mais ecológicas e geram menos lixo
– Não causam assadura e nem alergias nos bebês
– São mais confortáveis
– Não necessita do uso de pomadas contra assaduras

Motivos para não usar as fraldas de pano

– Pode ser mais trabalhoso. Pois, ao invés de apenas jogar a fralda no lixo será necessário lavá-la com certa frequência.
– O custo inicial pode ser maior que as de fralda descartáveis. Levando-se em conta que um recém-nascido usa em média 10 fraldas por dia será preciso adquirir pelo menos o dobro de peças para ter sempre limpinhas para uso.