Benefícios do banho de ofurô para bebês

Benefícios do banho de ofurô para bebês

 

O banho de Ofurô é uma técnica Holandesa, desenvolvida em 1997, por obstetras e enfermeiras em maternidades, para transmitir aos bebê as mesmas sensações que ele vivia no útero da mãe. O mini-Ofurô é um balde que deve ter bordas arredondadas e não deve ser utilizado para outros fins. A água deve ser morna e o local para colocar o balde deve ser seguro. O ideal é que seja colocado ¼ de água no balde porque quando o bebê senta, a água sobe e é preciso ficar atento para que o líquido não ultrapasse a altura do peito para não existir riscos de afogamento.
O banho do ofurô é para que os recém-nascidos se adaptem mais rapidamente ao novo mundo. Fazendo com que, os bebês se sintam num ambiente semelhante ao útero: fechado, úmido, apertado, quente e escuro. E além de acalmá-los, a técnica proporciona muitos benefícios, como: alivio de cólicas e um sono mais tranquilo. O intestino funciona melhor e ele fica menos suscetível as prisões de ventre.
Os banhos podem ser dados desde o primeiro dia de vida até quando o bebê ainda couber (4 a 6 meses de idade).
PASSO A PASSO
– Antes de colocar o bebê no balde, limpe a criança com lenço umedecido ou algodão, como se fosse trocá-lo.
– Coloque o bebê no balde apoiando-o no braço. Use uma das mãos encaixada entre as pernas e a outra apoiando a cabeça, até encaixar as perninhas da criança no fundo do balde.
– O bebê vai praticamente se sentar no fundo do balde. Deixe a água no máximo até os ombros e nunca o deixe flutuar.
– Mantenha as mãos sustentando a cabeça do bebê. Nunca o deixe sozinho, mesmo que ele já sustente a cabeça.
– O melhor horário para o banho no balde é à noite, para que ele se acostume a tomar banho, mamar e dormir. Isso ajudará criar uma rotina.

fonte: saúde plena