Como ensinar seu filho a ser uma criança responsável e independente

Como ensinar seu filho a ser uma criança responsável e independente

Ensinar os filhos a terem autonomia é, sem dúvida, um dos principais desafios para os pais. Muitos não sabem exatamente como fazer isso e acabam, ainda que com a melhor das intenções, privando as crianças de aprenderem a lidar com as frustrações.

A psicopedagoga Heidi Amadeu Pereira Rocha lista algumas práticas simples que você já pode incentivar conforme a idade das crianças e que podem facilmente ser adaptadas à rotina da família a na escola.

– Quando os pais e a escola estimulam a autonomia das crianças, ambos estarão contribuindo para a conscientização do respeito à vida, à rotina, ao cuidado com o corpo e mente, preparando-as para vencer desafios, além de desenvolverem um forte senso de identidade e autoconfiança. Crianças que passam a acreditar em si mesmas tendem a se tornarem adolescentes, e futuramente adultos, com saúde emocional mais equilibrada, além de seres humanos preparados para lidar com as adversidades da vida – explica a psicopedagoga.

São dicas que podem contribuir, e muito, para a independência dos seus filhos:

Em casa

2 aos 3 anos: já pode se alimentar sozinha, sentar-se à mesa, guardar brinquedos, calçar sapatos sem cadarços;

3 aos 4 anos: ir ao banheiro sozinha (mas com supervisão), arrumar mochila escolar, colocar roupas sujas nos cestos, limpar algo que caiu no chão, regar plantas, alimentar bichinhos de estimação.

4 aos 5 anos: escolher roupas e vesti-las, fazer a higiene pessoal (escovar dente, tomar banho) com a supervisão final de um adulto, ajudar colocar e retirar a mesa, separar e jogar o lixo fora.

A partir dos 6 anos: organizar o quarto, arrumar a cama, ajudar na preparação de alguns alimentos (lavar legumes, frutas, verduras), organizar seus livros do cantinho da leitura, limpar seus calçados, ajudar a lavar alguns utensílios domésticos que não ofereçam risco de machucar, ajudar nas compras do supermercado, decidir como usar a mesada.

Na escola

  • Buscar um livro na biblioteca ou qualquer outro material que será usado em sala de aula;
  • Informar aos pais os bilhetes da agenda;
  • Transmitir algum recado para outra professora ou funcionário da instituição;
  • Entregar os materiais de atividades aos colegas de sala;
  • Comprar sozinho o lanche na cantina do colégio;
  • Formar pequenos grupos para trabalhos em sala;
  • Organizar brincadeiras durante o recreio;
  • Organizar a festa de confraternização da sala.