Como prevenir doenças respiratórias nas crianças no inverno

Como prevenir doenças respiratórias nas crianças no inverno

 

O Inverno chegou e com ele muitas crianças acabam ficando doentinhas. O clima mais frio e seco costuma afetar bastante a saúde dos pequenos e é nessa época que eles ficam mais suscetíveis à gripes, resfriados e alergias respiratórias. As crianças possuem o mecanismo de defesa em desenvolvimento e ainda não criaram anticorpos contra os mais comuns invasores, por isso é necessária uma atenção especial nessa época do ano.

Compreendo gripes e resfriados
O resfriado é uma infecção viral do trato respiratório superior. Mais de 200 vírus diferentes podem causar o resfriado, mas o rinovírus é o causador mais comum. Como resfriados são infecções virais, são mais leves e antibióticos, que normalmente tratam de infecções bacterianas, não são úteis para o tratamento.
A gripe é uma infecção causada pelos vírus influenza. São micro-organismos que mudam de características biológicas constantemente, dificultando o sucesso do processo imunitário do organismo. A gripe é uma doença contagiosa e há vacinas contra seu principal vírus.
Exceto em recém-nascidos, constipações em crianças saudáveis ​​não são perigosas. Resfriados geralmente desaparecem de 4 a 10 dias sem qualquer tratamento especial. Devido ao grande número de vírus que podem causar resfriados e porque novos vírus surgem a todo momento, as crianças nunca acumulam resistência suficiente contra todos esses vírus.

Os sintomas
Os sintomas de gripes e resfriados são bem parecidos. Diferenciando principalmente por febre alta nas gripes e febre baixa nos resfriados. A maioria dos resfriados começar com um sentimento geral de mal-estar, muitas vezes seguida por dor muscular, dor de cabeça, calafrios, fraqueza, dor de garganta, tosse, espirros e coriza. O vírus do resfriado pode afetar peito, garganta, brônquios e ouvidos, podendo também haver diarreia e vômito.

Quantos resfriados as crianças geralmente pegam por ano?
As estatísticas mostram que crianças podem ter até nove resfriados por ano, crianças que estão na escola podem ter até 12 resfriados por ano, e os adolescentes e os adultos têm cerca de sete resfriados por ano.

Como prevenir
As doenças são transmitidas principalmente pelo contato das mãos e a melhor maneira de evitar que as crianças fiquem doentes nessa época do ano é ensiná-las a lavagem adequada das mãos. Os vírus podem viver em objetos durante várias horas, e também são transmitidos por itens infectados, incluindo puxadores das portas, parapeitos das escadas, livros, canetas, controles remotos, teclado de computador e mouse. Estudos mostram que a lavagem adequada das mãos impede o risco de pegar um resfriado. Ensine seu filho a lavar as suas mãos depois de cada ida banheiro, antes de cada refeição, e depois de brincar na escola ou em casa.

Evite a propagação da doença
A transmissão também ocorre pelo ar, quando as pessoas falam, espirram e tossem. Se o seu filho ficou doente é importante proteger os outros de apanhar a doença. Caso a criança mostre sintomas de resfriado, é sábio mantê-la longe da escola para evitar contato com outras crianças. Você também deve incentivar seu filho a cobrir a boca quando espirrar e usar um lenço de papel para assoar o nariz. Ensinando a importância da higiene depois de assoar o nariz, tossir, espirrar para evitar a propagação do vírus.

Para bebês
No inverno, os pais devem estar ainda mais atentos à saúde dos recém-nascidos. A higienização nasal em crianças com idades entre zero e quatro anos é fundamental para evitar infecções respiratórias. A atenção deve ser redobrada nos primeiros dois meses de vida, quando o bebê ainda respira exclusivamente pelo nariz. Algumas tecnologias atuais facilitam a vida dos pais na hora de higienizar o nariz dos filhos e o uso de soluções e sprays para a higienização nasal é recomendado como tratamento preventivo de doenças respiratórias e resfriados. Estudos comprovam que a higienização nasal reduz em até 40% os dias de gripes e resfriados e não tem contraindicações, podendo ser feita pelo menos duas vezes ao dia.

fonte: booxs