Como tratar otites

Como tratar otites

Confira as principais dúvidas dos pais sobre as infecções e ouvidos mais comuns nas crianças, as terríveis otites.

Dores de ouvido
Crianças de até 5 anos que não conseguem dormir deitadas, choram e têm febre intensa podem apresentar diferentes infeções virais e as de ouvido estão no top 10 dos pediatras.

Quais os sintomas?
Irritabilidade, choro pela dor de ouvido e febre. A criança também tende a sentir mais pressão no ouvido quando se deita, por causa da congestão e obstrução.

Por que piora de madrugada?
e madrugada há uma redução no nível e cortisol no organismo, que é o anti inflamatório natural. Não que a dor piore, mas a sensação de dor aumenta.

Qual o melhor remédio?
O mediamento certo vai depender da idade da criança e a severidade dos sintomas. Crianças abaixo de dois anos de idade vão precisar de antibióticos com mais frequência, para garantir caso a infeção seja por bactéria e não por vírus, embora este seja o mais comum. Depois dos 2 anos, o antibiótico será receitado caso os sintomas sejam bem fortes, como infecção nos ouvidos, febre acima de 39 graus e dor que não diminui com analgésico. quando não  há sintomas severos, em 80% dos casos a otite se resolve sozinha em 48 horas.

Como amenizo os sintomas?
Além do analgésico prescrito pelo médico, compressas mornas e secas na orelha também são indiadas. Os panos de compressa não podem estar úmidos ou molhados porque podem causar uma irritação na pele o anal auditivo.

Como protejo?
A anatomia da orelha das crianças até os 5 anos ainda é desconfortável. A ligação entre o ouvido e o nariz é curta e com inclinação, o que não ajuda na drenagem das secreções. O sistema imunológico também não está amadurecido e elas estão mais expostas a vírus e bactérias, que promovem infeções nas vias aéreas facilitando as otites. Não deixe a criança colocar objetos pontiagudos na orelha e a proteja do frio e vento.
por: Amanda Milléo revista Viver Bem