Cuidando dos dentes dos bebês

Cuidando dos dentes dos bebês

 

De todas as fases que Theo tem passado, o nascimento dos dentes tem sido o de mais dúvidas da mãe que aqui vos fala.
Ok, eu sei que ele tem que cuidar dos dentinhos desde cedo e que são várias etapas para isso. Mas sempre fico achando que estou fazendo algo errado.
Então, lá fui eu conversar com uma profissional do assunto.
No post de hoje, dicas valiosas da Dra. Ana Paula Fernandes, do ClubSorriso.

Com quantos meses geralmente começam a nascer os dentes dos bebes?
Começam a nascer em média aos 6 meses. Mas é bem variável de criança para criança e essa variação não indica nenhum tipo de problema. Cada um tem a sua idade e maturidade dentária. Caso não surjam os primeiros dentes até os 12 meses deve procurar um Odontopediatra.

O nascimento dos dentes pode causar diarreia e febre?
A literatura não relata febre e diarréia como alterações fisiológicas, mas na prática percebemos que ocorrem. A explicação pode ser que a crianças coloca objetos na boca, com o intuito de aliviar a dor e coceira e acaba levando sujeira e bactérias, o que causaria a febre e a diarréia.

Como devo proceder se isso acontecer?
A utilização de antitérmico é suficiente e indicada.

Como evitar que eles sintam muita dor ou fiquem irritados nessa fase?
O uso de mordedores é muito bom, principalmente os geladinhos. Utilizar os anestésicos na região eu não indico. Acho mais efetivo o uso de analgésico via oral.

Desde que idade devo levá-lo ao dentista?
Na verdade não tem uma idade definida. A visita ao dentista pode iniciar com o surgimento dos primeiros dentes e é muito importante para que orientações de cuidados e higiene possam ser passados. Visitas anuais são importante para que seja feito um acompanhamento do desenvolvimento da dentição e para que as doenças bucais possam ser prevenidas.

E a escovação, quando iniciar?
O uso da escova é imprescindível quando surgirem os dentinhos bem lá de trás, que são os molares. Antes disso, a higiene deve iniciar na gengiva do bebê com gaze umedecida em soro fisiológico. Quando surgirem os dentinhos da frente deveremos substituir a gaze por uma dedeira.

A escovação nos bebês é como no adulto?
Sim. Devemos escovar sempre após as refeições pois os dentes de leite podem apresentar todos os problemas que os dentes permanentes, como cáries, tratamentos de canal e etc.

Qual o tipo de escova devo usar? E creme dental? Uso? Se sim, qual?
A escova de dentes deve ser de tamanho adequada à boca da criança. Eles são divididas por tamanho de acordo com a faixa etária. O creme dental, na minha opinião, deve ser sem flúor e em quantidade semelhante a um grão de arroz, até que a criança não engula nada da pasta e consiga cuspir totalmente. O flúor em excesso é um elemento tóxico e já está presente na água que consumimos.