Dicas para a saúde bucal do bebê

Dicas para a saúde bucal do bebê

 


Aqui em casa estamos no dilema dos dentes. Dois já nasceram embaixo e agora os de cima começam a dar “sinal de vida”. Febre alta, bebê choroso e noites sem dormir são o cenário.
Para quem, assim como eu, está nessa situação, olha as dicas valiosas da Dra. Graziela Mazzoni.

foto (2)
Nascimento dos dentes

Quando os dentes começam a nascer, a criança pode ficar inquieta, rejeitar alimentos, levar constantemente as mãos e outros objetos à boca, babar excessivamente e chorar sem motivo aparente. O primeiro dente costuma aparecer por volta dos 6 meses. geralmente, até os 3 anos de idade, todos os 20 dentes de leite já nasceram. Os permanentes nascem, aproximadamente, aos 6 anos.

Dentes de leite
As crianças possuem 20 dentes de leite. Apesar de serem dentes que caem, são muito importantes pois:

– Auxiliam na articulação das palavras e no desenvolvimento dos maxilares e músculos da face da criança.
– Orientam a posição correta e mantêm o espaço para o nascimento dos dentes permanentes.

Primeira  visita ao cirurgião-dentista
Antes de nascer o primeiro dente de leite, a criança já deve ir ao dentista. Programe a primeira visita logo para os primeiros meses de vida. Assim, você será orientada sobre os cuidados que devem ser tomados com a saúde bucal da criança.

Iniciando a escovação e o uso do fio dental
A higiene bucal deve iniciar antes mesmo do nascimento do primeiro dente de leite da criança. Após cada mamada, limpe a boca da criança com fralda ou gaze limpas e umedecidas com água filtrada. Evite mamadas noturnas com leites ou suco adoçados.
Depois do nascimento do primeiro dente de leite, a escovação deve ser feita utilizando uma escova infantil de cerdas macias, sempre após cada refeição e antes de dormir.
Até os dois anos de idade,a  criança já deve ter adquirido o hábito de escovar os dentes. Deixar a criança ver os adultos escovarem os dentes estimula a imitação. Também é a partir dessa idade que se inicia o uso do fio dental. A escovação deve ser acompanhada pelos pais até os 9 anos de vida. Os bons hábitos de higiene bucal são essenciais para se ter dentes fortes e saudáveis.

Dra. Graziela Mazzoni
Cirurgiã-dentista
fone: (51) 3476-2862

Imagem: sxc.hu