Dicas para organizar o quarto das crianças

Dicas para organizar o quarto das crianças

 

O quarto do bebê será o lugar onde vocês passarão a maior parte do tempo, seja o bebê dormindo, ou você trocando a fralda dele ou mesmo alimentando-o, quando ele estiver maior estará brincando, por isso, a importância de manter esse ambiente o mais organizado e prático possível é essencial. O lugar onde cada coisa vai ficar tem muita importância, pois precisam estar sempre próximas umas das outras para facilitar todo o trabalho que a mãe terá na hora de trocar o bebê, alimentá-lo ou mesmo colocá-lo para dormir.

Para que todo esse processo fique mais fácil, separei algumas dicas de organização para que o trabalho fique muito mais fácil e prático para nós mamães.

Cômoda e Trocador
Esse móvel pode ser considerado um dos mais importantes em um quarto de bebê, nele precisam estar tudo o que for necessário para a troca de fralda e higiene. O ideal é que fique próximo do guarda-roupa facilitando na hora de vesti-lo. Alguns dos objetos que você precisará por perto são: um kit higiênico com garrafa térmica e algodão; fraldas, entre elas algumas de tecido também; lencinhos umedecidos, pomada, talco e hidratante; cotonetes; aspirador nasal; bodies e pijaminhas, são as peças mais usadas nos primeiros meses, isso facilita muito na hora de trocá-lo e depois do banho; a caixinha de remédios, entre outras coisas.

Guarda-roupa
Para que fique mais fácil na hora de vestir o bebê, faça uma divisão das roupas por idade, assim você tem uma visão geral do que é necessário comprar. Os sapatinhos podem ser guardados em prateleiras ou mesmo em caixas, para as peças pequenas como meias, babadores e outros, você pode usar separadores de gaveta, deixando tudo bem bonito e organizado. Os pequenos itens soltos, como chupetas e prendedores de chupeta, devem ficar separados em caixas dentro do guarda roupa e na cômoda se ainda tiver espaço.

Roupas de cama e banho
Ainda no guarda-roupa ou se tiver um armarinho próprio para elas, você pode guardar e separar as coisas de acordo com seu uso, uma parte para os lençóis, uma para as mantas, para os cobertores ou para as toalhas, por exemplo. Para manter ainda mais organizado e visualmente harmônico, experimente dobra-los sempre do mesmo jeito e tamanho. Ou em quadrado ou em rolinho, assim além organizado ficará mais visível facilitando a busca.

Brinquedos e Livrinhos
Em pouquíssimo tempo você vai perceber que seu bebê já está acumulando muitos brinquedos e livros e, uma forma de manter o quarto sempre organizado é com a utilização de caixas plásticas, cestos ou prateleiras que são uma ótima solução para guardar de forma organizada.

Decoração do quarto
Essa parte vai do gosto de cada um, mas sem dúvida nenhuma além dos objetos imprescindíveis é importante também decorar o quarto com bichinhos de pelúcia ou de pano, objetos de artesanatos

como quadrinhos, porta-retratos, mobiles de feltros além de desenhos fofos. Isso deixará o quarto muito mais bonito e será uma ótima distração para o bebê, pois são essas coisas que chamam a atenção deles (os objetos coloridos ou com barulhos).

Coisinhas extras
O quarto vai ficando cheio, mas sempre vai aparecer alguma coisinha extra que precisa do seu lugar, seja as fraldas (que diga-se de passagem nunca são demais), brinquedos, roupas de cama entre outros. Quando isso acontecer, você pode começar armazená-los no espaço embaixo do berço do bebê, utilizando caixas ou cestos com tampa (evitando poeira). Ganchos atrás da porta é uma mão na roda na hora de pendurar bolsa de fraldas e casaquinhos por exemplo.

Amamentação
Esse é um momento muito importante entre uma mãe e seu filho, por isso reserve um local no quarto que seja confortável, o mais recomendado é separar em um canto uma poltrona, de preferência, que esteja ao lado de uma cômoda, onde você possa separar um abajur, ele será uma ótima parceria nas muitas madrugadas que virão.

Espaço para circulação
Com certeza é importante deixar os móveis próximos uns dos outros, mas não entenda errado, ter um espaço para que você possa circular livremente pelo quarto sem ficar esbarrando nos móveis é de vital importância.