Dicas para preparar seus filhos desde cedo para fortalecer a autoconfiança

Dicas para preparar seus filhos desde cedo para fortalecer a autoconfiança

 

Além de orientadores, os pais atuam como espelhos e fontes de inspiração para seus filhos. A expectativa sobre o futuro dos filhos vem já na gestação, diante da eminente chegada do bebê que, sem saber, já tem até o time de futebol e a profissão previamente planejados.

Os pais com certeza gostariam de facilitar todas as coisas possíveis para garantir que o filho tenha um futuro mais tranqüilo e mais feliz. Então, depois de mais crescidos, o que fazer para auxiliar seu filho para escolher uma boa profissão?

Para a coach e neurocientista Lisiane Ribeiro, não podemos esquecer do mais importante: a liberdade de escolha dos filhos. Os valores de vida que temos, ou seja, o que nos é importante, são formados na infância.

Outro ponto importante são as crenças que a família tem em relação ao dinheiro. Muitos crianças crescem ouvindo que “dinheiro é sujo”, “é difícil ganhar dinheiro”, “o que vem fácil, vai fácil” etc… E isso afeta o resultado de seu filho.

Estimule seu filho para o sucesso – Dicas da coach Lisiane Ribeiro

1. Auxilie no desenvolvimento uma imagem positiva delas mesmas. Isso influencia diretamente na autoconfiança, de saber seus próprios limites e da confiança em suas habilidades. Crianças com autoimagem positiva tornam-se adultos capazes de transpor dificuldades. Para isso, pais devem mostrar que confiam nelas e que a confiança não nasce com elas e sim será desenvolvido no ambiente em que elas vivem.

2. Aceite seu filho do jeito que ele é. Elogie-o quando fizer algo certo. Use informações objetivas como por exemplo: “Gostei da maneira como arrumou seu material escolar”. Se ele fizer algo errado, corrija-o. Sempre pontuando o que deve ser aprimorado.

3. Crianças seguem exemplos. Se o ambiente em que a criança vive há dialogo, ela será um adulto que reproduzirá isso e assim por diante. Quando adultos, reproduzimos os modelos que nos foram ensinados.