Newborn: o que você precisa saber para fazer um ensaio de fotos do bebê

Newborn: o que você precisa saber para fazer um ensaio de fotos do bebê

SeloDonna

Provavelmente você já se encantou com algum ensaio newborn por aí. Se é mãe então, já deve ter visto mil inspirações e está programando o que fará para registrar os primeiros dias do seu bebê. Mas é importante tomar cuidado na hora de agendar o ensaio de seu filho.

Não basta que o fotógrafo tenha apenas conhecimento técnico de fotografia, é preciso também saber sobre a fisiologia do bebê e tomar alguns cuidados em relação à integridade física do pequeno. A fotógrafa Andressa Barros nos dá dicas do que é preciso levar em consideração na hora de contratar esse trabalho.

a39oJK0oNN-7D8M3GBk4Y2vWPoWuM4sx-FBB_WMeVJ4,M2IHw4qwlgp15vZmHaFQHplG70VPVeFoyqUaTGtSKDA

– O ensaio Newborn (recém-nascido, em inglês) é realizado nos primeiros dias de vida do bebê. Como a maioria das fotos é registrada com o bebê dormindo, o ideal é que seja feito até os 12 primeiros dias, época em que eles estão mais sonolentos e livres de possíveis cólicas.

– Há basicamente dois tipos de ensaio newborn, o tradicional e o lifestyle. O tradicional é aquele do bebê bem posadinho, normalmente de olhos fechados, dentro de um balde/cesta em cima de uma coberta ou enrolado em um paninho (chamado de wrap).  Já o lifestyle é fotografado em casa e nele há uma história sendo registrada da forma mais natural possível. Nesse, você pode optar por fotografar a hora do banho, a mamada, o soninho no berço e até fazer algumas posições mais simples do que o ensaio tradicional.

DONNA-1-16

Reserve esse dia APENAS para a sessão de fotos. Nem pensar em agendar pediatra ou outro compromisso no mesmo dia. Como eles ainda são muito pequenos, qualquer quebra na rotina já os deixa incomodados.

– Tome cuidado com a higienização do local e dos envolvidos na sessão. Assim como todos que pegam o bebê no colo, o fotógrafo também precisa estar com mãos higienizadas.

– O estúdio ou local das fotos (muitos hoje preferem fazer em casa) deve estar com temperatura entre 28 e 30 graus.

– Todos os “props” (nome dado aos acessórios, mantas, gorrinhos e outros objetos usados para montar as produções das fotos) devem ser de material próprio para bebês e lavados após cada sessão com produtos específicos.

– Você pode optar por usar coisas que tenham significado para a família, como objetos pessoais do bebê ou uma colcha de tricô feita pela vovó, por exemplo.

– Na hora de fotografar, não adianta exigir do fotógrafo que faça a foto igual a que você viu na internet.Nem todos os bebês ficam em todas as poses – eles têm suas preferências – e isso também tem de ser respeitado. A maioria das imagens com poses “impossíveis” vistas por aí são montagens e/ou fusões feitas no photoshop.

Bernardo-129

Combine o ensaio newborn com o fotógrafo antes mesmo da criança nascer, passando mais ou ou menos a previsão da data do parto. Assim ele poderá se preparar para o momento das fotos com antecedência. Além disso, é importante que ao agendar o ensaio a mãe diga qual a rotina do bebê (se ele dorme melhor na parte da manhã ou da tarde).

– Para que as fotos fluam bem, o ambiente precisa ser calmo e, acima de tudo, a mãe precisa passar tranquilidade ao bebê.

– O tempo do ensaio varia de bebê para bebê, já que tudo acontece no tempo dele e é preciso respeitar seu ritmo (sono, mamadas e trocas de fraldas). Reserve de 4h a 5h para isso.

gKOfqnnhB3x4QTFrFhAO5nl39TciU9JFZ1Gw-KT8WIY,wW7R8ST_fLPOJDDc8nyUkPgsWyI1gBQLb3ApSWo-PyU

Confie no profissional. É natural que o instinto de proteção materno venha a tona com tudo e por isso algumas mães tenham receio de largar seus filhotes nas mãos de outra pessoa com tranquilidade. Mas é preciso que saibam que provavelmente quem fará o bebê dormir será a fotógrafa. Isso por que, com as mães, eles acabam sentindo o cheiro do leite e não dormem tão facilmente.

– E acima de tudo, entenda que como em toda profissão, existem pessoas com preços diferenciados, mas que isso nem sempre é garantia de segurança. Como estamos tratando da vida de um bebê é importantíssimo conhecer o profissional antes de contratar. Peça referências a conhecidos que já tenham utilizado o trabalho, se possível. Esses ensaios não costumam ser baratos, portanto, se for muito barato, desconfie.