Tudo o que você precisa saber sobre os toddlers e os temidos 2 anos

Tudo o que você precisa saber sobre os toddlers e os temidos 2 anos

 

Chega um momento em que você olha pro seu bebê, depois de uma crise de birra, e pensa: “O que está acontecendo? Até ontem ele era um amor de bebê e agora até parece um adolescente!”. A verdade é que sim; ele pode estar se tornando um adolescente. A partir dos 12 meses eles se tornam Toddlers, ou seja, entram na adolescência da infância e, cá entre nós, fica bem difícil entendê-los. De um bebê dócil e cooperativo, ele passa a uma criança super ativa e, algumas vezes, até birrenta – mesmo numa atividade simples, como uma troca de fralda. Lembra daquela vez em que você estava conversando com alguém e ele soltou aquele comentário que te deixou de queixo caído? Então, exatamente aí, ele te deu a dica: Mamãe, agora eu sou um Toddler.

fonte-wallpaperfo

Tod… O quê?
Os toddlers, como são chamados, é uma fase em que os pequenos não são mais bebês mas também não podem ser consideradas crianças. Essa é a fase que deixa os pais de cabelo em pé com as peripécias, descobertas e enfrentamentos diários. É como se eles dessem um salto de crescimento e nem parece que, ainda ontem, eram bebezinhos descobrindo os pés.

E isso não é apenas aparentemente.  Toddler, que em inglês significa “andar cambaleante”, é a fase de maior descoberta dos pequenos. Eles começam a sair da percepção de que o centro do mundo é eles e começam a descobrir os outros. Depois que tiveram a segurança das primeiras corridinhas, eles começam a explorar o mundo a sua volta e junto dessas descobertas, uma série de sentimentos, sensações e, claro, hormônios.

learning-resources-primary-science-set2

E agora?
Antes de tudo, calma. As coisas são bem mais simples do que parecem. Nessa fase eles precisam de muito espaço e um pouco de direcionamento. Alguns especialistas, como o Dr. Harvey Krapp que escreveu o livro “O bebê Mais Feliz do Pedaço”, dize
m que ela pode ser definida por dois papeis principais que os toddlers precisam desenvolver nestes 3 anos:

  • O de exploradores: Eles precisam de espaço para pesquisar muito, explorar novos cheiros, texturas, gostos, cores e querem desbravar o novo mundo que estão descobrindo.
  • O de cientistas: Você já deve ter pego ele analisando daquele brinquedinho de todos os lados possíveis. Bem aí ele estava sendo o cientista. Porque não basta explorar, é preciso deixá-lo analisar também, deixar que ele descubra sozinho para que serve ou onde serve aquilo.

Para que ele se desenvolva bem, é preciso dar liberdade nessa fase. Deixe pelo menos um cômodo da casa para que ele possa explorar sozinho, pode ser o quarto dele ou um cantinho na sala. O importante é que nesse ambiente ele se sinta livre para explorar. Uma dica: com o passar dos dias vá trocando alguns itens, como brinquedos e almofadas por outros, assim ele sempre terá o que descobrir.

Bico1

Comunicação e exemplo são essenciais
Para essa fase dar certo e as birras não se tornem um problema, a comunicação e, principalmente, o exemplo são essenciais. Procure verbalizar tudo o que vai acontecer na rotina do toddler, com o passar do tempo é natural que as coisas fiquem meio mecânicas – como trocar a fralda, mas fugir disso e verbalizar com palavras simples e frases curtas ajudará a diminuir a sensação de ansiedade sobre o que está por vir e assim o seu toddler poderá focar no que realmente interessa: o autoconhecimento e as descobertas.

Ah, mas mais importante do que falar tudo o que vai fazer é dar o exemplo com as suas ações. Nessa idade eles são propensos a imitar o comportamento dos adultos, então quando a mamãe e o papai comem toda a comida do prato, por exemplo, sua filha vai entender que é legal fazer isso e com o tempo vai começar a repetir as suas atitudes.

A gente sabe que os terríveis dois podem ser um pouco assustadores, mas com calma e boa comunicação tudo vai seguir o fluxo natural. E uma dica: essa é a hora de criar bons hábitos para o resto da vida, então invista em rotinas positivas com o banho, a alimentação e a higiene. Assim, será tudo mais fácil para você e para o seu toddler.

Seu pequeno já chegou nessa fase ou passou por ela? Compartilhe nos comentários como foi pra você e para sua família viver esse momento.

fonte: Clube Mini