Você incentiva seu filho a ler?

Você incentiva seu filho a ler?

 

Há algumas semanas participei de uma brincadeira no Facebook que incentivava as mamães a trocarem livros para os seus pequenos. A corrente de leitura foi um sucesso e os livrinhos começaram a chegar aqui em casa.
Precisavam ver a alegria do guri ao buscar na administração do prédio as cartinhas e caixas endereçadas a ele.
Hoje li um artigo que tem tudo a ver com a nossa brincadeira. A Faby é mãe de Gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 3 idiomas. Muito bacana!

“..entre bonecas, carrinhos e jogos muitas vezes deixamos de lado um item fundamental para o desenvolvimento dos nossos filhos: o livro. É incrível como histórias têm o poder de formar e transformar a cabeça de qualquer pessoa. Quando incentivamos esse hábito desde o começo da vida, muitos benefícios podem ser observados em curto e em longo prazo.A grande vantagem da leitura para a criança é o estímulo à criatividade. Ao entrar em contato com as histórias, os pequenos exploram um mundo totalmente desconhecido, fantasiam personagens, lugares e situações. Isso tudo contribui para que, desde a primeira infância, eles pensem “fora da caixa” e desenvolvam esse lado criativo, o que vai refletir nas próprias escolhas que eles tomarão ao longo da vida. Mas este não é o único benefício da leitura. Ela também é fundamental para o desenvolvimento do repertório das crianças, aumenta o vocabulário, facilita o aprendizado da escrita e, claro, agrega muito mais conhecimento aos nossos filhos. Além de incentivar a leitura, é importante que os pais estejam atentos ao conteúdo das histórias que seus filhos estão lendo. Procure indicar contos que tenham uma mensagem socioeducativa, ou seja, que agreguem valores e bons aprendizados para o futuro das crianças”.